-->

Páginas

PLAC 2 - Atividade 5




PLAC 2 - Atividade 5
Socialização da experiência

    A EEB Professor José Duarte Magalhães está desenvolvendo projetos que envolvem o uso das TDIC no ambiente educacional, desta forma, alguns professores desenvolveram atividades pedagógicas voltadas ao conteúdo da sua disciplina.
    Como grupo de professores, que desenvolveram os projetos, fomos instigados a refletir sobre as práticas por nós realizadas dentro do Curso de Especialização em Educação na Cultura Digital, onde tivemos que escolher um dos projetos para socialização com a comunidade escolar.
    Neste sentido, destacou-se o projeto realizado pela professora Alexandra Voigt, que teve como foco a criação de releituras digitais de pinturas de grandes artistas.
    Selecionamos este trabalho, por proporcionar aos alunos, o contato com várias tecnologias, envolvendo-os de forma participativa no processo de construção dos conhecimentos e aprendizagem em rede.
    Consideramos inovador e desafiador, quando a professora propôs aos alunos que fizessem a releitura das obras e criassem uma galeria de artes virtual. Ela instiga os alunos a utilizarem a criatividade, superar seus limites e colocar em prática seus conhecimentos prévios.
    Somente foi possível aliar teoria e prática para desenvolver essa atividade, quando a professora conseguiu inserir as TDIC em seu currículo, não somente como uma ferramenta de transmissão de conhecimento, mas como componente do seu planejamento.
    A professora enfrentou algumas dificuldades de ordem técnica, como a baixa velocidade da internet para pesquisa das obras e a não compatibilidade do programa Photoscape com o Linux Educacional utilizado nos computadores da escola. Porém estes, não foram motivos para que a professora desistisse dos seus objetivos buscando alternativas.
    A criação da galeria virtual com as releituras produzidas pelos alunos contou com a colaboração e parceria do professor da sala informatizada que auxiliou na sua edição e realização.
    Esta galeria serviu para divulgação do trabalho realizado, além de procurar despertar na comunidade escolar a consciência da importância das TDIC no processo educativo e motivar os demais professores a realizarem práticas pedagógicas semelhantes.
    A inclusão de outras disciplinas, como Sociologia, Filosofia, Língua Portuguesa e História na realização do projeto, possibilitariam além de um ensino interdisciplinar, um maior envolvimento das várias áreas do conhecimento e dos vários saberes, alcançando uma aprendizagem concreta. Esta é uma sugestão para os próximos projetos a serem realizados.
   Para conhecer mais sobre o projeto desenvolvido pela professora acesse a narrativa digital disponível no link: https://youtu.be/ZUMLw_0LS0U
   A galeria com as releituras produzidas pelos alunos poderão ser apreciadas no link: http://duartetrabalhos.blogspot.com.br/?view=magazine

0 comentários :